Filme de Recorte Termocolante

  • por

Uma camiseta com qualidade premium e uma estampa com filme de recorte é com certeza uma peça única e exclusiva. Imagine uma estampa com um toque metálico, emborrachado ou alto relevo, essas são algumas das muitas opções que temos no mercado.

A maioria dos filmes que estampam as camisetas ou mesmo bonés são feitos de um composto plástico ou Poliuretano (PU) que são recortados e aplicados ao tecido através de pressão e calor.

Os filmes são uma ótima opção para estampar tecidos em algodão, poliéster ou mistos com um ótimo resultado final, inclusive é muito utilizado em materiais esportivos.

Tudo bem, já entendi que que esse filme é uma espécie de película plástica, mas porque devo escolher esse tipo de estampa e não uma outra?

Para responder essa pergunta, vamos imaginar que você precise de duas camisetas pretas com uma linda frase nas costas e os nomes Victória na frente em uma camiseta e João Felipe em outra camiseta, também na frente. Para entender a escolha, vamos resumir algumas opções:

  1. Na serigrafia, é preciso confeccionar gabaritos para a aplicação da tinta e o custo não é viável para estampar poucas unidades. Mesmo considerando a estampa apenas em uma cor, precisaríamos de pelo menos 3 desses gabaritos para estampar as duas peças, um para a frase e um para cada nome. É comum as empresas venderem camisetas com pedido mínimo de 10 unidades para cobrir os custos, mas não será possível adicionar o nome.
  2. Silk Digital ou DTG (Direct To Garment) seria uma ótima opção pois utiliza uma impressora especial que imprime a imagem diretamente no tecido, e permite a personalização de uma única peça com um custo relativamente baixo. O único problema é que essa técnica permite apenas estampar peças em algodão, o que nos limitaria na escolha do tecido.
  3. A sublimação é uma ótima técnica de personalização e também não tem limite mínimo de pedido, mas exige que o tecido seja de poliéster ou tenha 60% de fibra sintética na sua composição, mesmo assim existe a limitação de uso apenas em peças claras. Camisetas escuras não tem um resultado satisfatório pois as cores se misturam as do tecido e acabam não aparecendo. A cor branca é transparente nessa técnica, então não poderia ser usada.

Se escolhermos estampar a camiseta com um filme de recorte, poderíamos escolher entre uma camiseta de algodão, poliéster, poliéster viscose, sarja e muito mais. Também poderemos escolher entre diferentes cores e materiais para as estampas, são muitas as opções.

Os filmes são de qualidade?

Boa pergunta, existem muitas empresas no mercado nacional e muitas no exterior que oferecem diferentes produtos e a qualidade sempre precisa ser testada antes de ser aplicada e comercializada.

Aqui na Sublimium, trabalhamos com 3 diferentes marcas e a escolha por cada uma na aplicação do produto vai depender do que o cliente precisa, todas são referência no mercado e foram testadas em diferentes tecidos, submetidos a inúmeras lavagens. As principais marcas que trabalhamos são a Powerfilm (nacional) e Siser (Italiana).

Tipos de filme para aplicação em camisetas

Filme Premium

Estampa em Powerfilm V4 – Nacional

Stripflock -Toque aveludado

Filme Stripflock Siser – Italiano

Filme Holograma

Filmes holográficos para tecidos

Filme Glitter

Filme glitter dourado

Filme Mettalic

PS Mettalic – Siser

Esses são alguns dos tipos de filmes mais utilizados para personalização de camisetas, cada peça é personalizada e produzida conforme a necessidade do cliente, avaliando as características de tecido, as cores e a finalidade.

Dependendo do tipo de tecido e do filme, podemos ter valores diferentes para um mesmo tipo de estampa. É importante ter em mente que um produto personalizado é um produto exclusivo.

como posso simular minha estampa?

legal, agora que você já sabe a diferença entre as estampas e o que é o tal filme que aplicamos, chegou a hora de entender como simular uma estampa em nossos produtos ou saber o que enviar para que possamos desenvolver uma arte pra você.

Em primeiro lugar, ao utilizar nosso simulador de estampa em uma camiseta colorida e tenha em sua descrição que a personalização é com filme de recorte, alguns cuidados deverão ser tomados.

  1. Não utilize fotos, apenas nome, frase ou desenho geométricos.
  2. Cada filme tem uma cor, então dependendo da imagem pode haver sobreposição no momento da aplicação do filme, o ideal é que não tenhamos mais do que duas cores sobrepostas, assim mantemos a qualidade da estampa, evitando distorções ou relevos.
  3. O processo de aplicação envolve pressão em alta temperatura para fixar a estampa, então não utilize linhas muito finas ou letras pequenas demais, isso pode deformar o filme tanto no momento do corte quanto no momento da fixação.
  4. Ao escolher as cores para sua estampa, é preciso saber que estaremos adequando a arte para a cor mais próxima, de acordo com o padrão de cada fabricante, as cores comuns são: Branco, Preto, Vermelho, Amarelo, Verde, Azul claro, Azul Escuro, Rosa Pink e Dourado.

Agora que você já sabe o bastante para desenvolver sua arte, coloque suas ideias em prática e mostre toda sua criatividade em um de nossos produtos, e não se preocupe se as coisas não derem certo, nós estamos aqui pra te ajudar.

Se tiver duvidas, envie sua imagem para nossa análise, não cobramos nada por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *