Sublimação

  • por

Quantas vezes você deve ter se perguntado que tipo de palavra é essa que aparece tanto em produtos a venda na internet ou de quem vende personalizados, não é mesmo? Mas então, que isso quer dizer?

Para entendermos melhor, vamos ver o que a Wikipédia nos diz sobre essa palavra: “A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido.”

Mas funciona isso na prática?

Bom, a estampa por sublimação basicamente usa temperatura e pressão para unir tinta e tecido, tornando uma só coisa.

Inicialmente, a impressão da arte é realizada em uma impressora utilizando uma tinta e um papel especial. As tintas sublimáticas se transformam em calor ao serem submetidas a altas temperaturas, e depois combinadas ao tecido ou substrato através de pressão em um determinado período de tempo. Essa imagem é transferida de forma permanente e pouco suscetível ao desbotamento, uma vez que a imagem é incorporada ao produto, não é aplicada superficialmente como acontece em uma impressão normal ou outros métodos como serigrafia, por exemplo.

O resultado obtido com essa técnica é uma estampa com imagens sem limites de cor, com alta definição e que não descascam, racham ou que soltam do produto.

Quais os produtos que podem ser sublimados?

Apesar de ser mais conhecida para estampar tecidos e camisetas, a sublimação pode ser aplicada a outros produtos que possam receber um tratamento especial, como madeira, cerâmica, vidro, plástico e metal.

Tecidos 100% poliéster ou 100% poliamida são ideais para sublimação, mas tecidos mistos que contenham pelo menos 60% de fibras sintéticas em sua composição também podem ser usados, mas essa mesma porcentagem é que vai receber a impressão, ficando com uma imagem mais fraca.

Tecidos naturais como seda ou algodão não aceitam essa técnica, para esses tecidos são aplicados outros métodos, como serigrafia, impressão direta em tecido (DTG) ou utilização de apliques e transfers.

Vantagens

É muito complicado explicar em poucas linhas as vantagens que esse método nos proporciona, uma vez que ele permite transferir qualquer tipo de imagem para o produto, mas vou tentar explicar um pouco tendo exemplo uma estampa em camiseta.

Imagine uma paisagem, uma lembrança de um lugar em uma viagem e uma foto com cores exuberantes que você queira eternizar, isso é possível com a sublimação, diferente de outras técnicas, que nem sempre conseguem alcançar o espectro que precisamos para reproduzir as cores com fidelidade e qualidade.

Reprodução de uma estampa sublimada.

A alta durabilidade da estampa é outra vantagem, não quebra, não desbota e resiste muitas e muitas lavagens mantendo o aspecto original. Dificilmente essa peça vai ficar guardada no fundo do baú, não é?

A estampa por sublimação é indicada para pequenas tiragens, a partir de uma peça, não tem limites de cor e pode ser personalizada de muitas formas.

Desvantagens

Aqui podemos destacar a principal desvantagem em relação a outras técnicas, que a escolha do material. A estampa por sublimação é indicada apenas para tecidos que tem poliéster em sua composição, 100% para o ideal e 60% como o mínimo indicado, tecidos naturais como o algodão não fixam a tinta. Outros materiais como a porcelana por exemplo, precisam receber um tratamento que permita receber a estampa, portanto não basta sair no mercado e comprar qualquer coisa para sublimar, é preciso ser um produto tratado para este fim.

Outra desvantagem encontrada é a sublimação em camisetas coloridas, isso porque a cor branca é transparente nessa técnica, ou seja, se a sua imagem tiver um fundo branco e a camiseta for rosa, esta é a cor que substituirá o branco. Se pensar em estampar uma foto, pense em escolher uma camiseta branca, mas se for estampar uma frase ou qualquer arte que não tenha fundo branco, pode ser que uma camiseta colorida possa atender a sua necessidade.

Que tipo de arte é indicada?

Fotos e imagens com muitas cores e alta definição para camisetas ou produtos com fundo branco.

Texto, frases ou desenhos escuros para camisetas coloridas de cores claras

Considerações finais

Vimos então que a sublimação é indicada para tecidos em poliéster ou produtos preparados para este fim e que para estampar imagens em alta definição com melhor resultado, a melhor escolha é por um produto de fundo branco.

Mas se a sua necessidade for uma camiseta de cor escura ou tecido em algodão, procure saber mais sobre outras técnicas como a Impressão Direta em Tecido, Termocolantes e filmes de recorte.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *